O Seminário de Mão de Obra Estrangeira é referência nacional e internacional junto aos profissionais atuantes nas áreas de imigração, recursos humanos e temas relacionados.
A 22ª edição do tradicional Seminário de Mão de Obra Estrangeira – a primeira edição presencial após a pandemia – irá discutir as temáticas que surgiram após às restrições impostas pela pandemia e que se tornaram importantes inovações globais.
Esse novo cenário, trouxe um impacto significativo na contratação de profissionais estrangeiros. Dessa forma, abordaremos durante o evento, a nova regra para a imigração de estrangeiros, cuja atividade profissional pode ser realizada de forma remota, sem um vínculo empregatício no Brasil, os denominados nômades digitais.
Além disso, será exposto os atuais casos relacionados aos novos modelos de trabalho híbrido e a distância. Em sequência, abordaremos as temáticas atuais relacionadas aos vistos técnicos que são muito utilizados por nossas empresas associadas para a vinda de técnicos estrangeiros para realizarem manutenções, treinamentos e instalação de equipamentos e máquinas.
Para finalizar o nosso evento, contaremos com o tradicional painel de autoridades dos Ministérios diretamente envolvidos com o tema.
Programação para o site:
08:30 – 9:00 Credenciamento e Welcome Coffee
09:00 – 9:05 Abertura
- Dra. Claudia Bärmann Bernard, AHK São Paulo
09:05 – 09:25 Aspectos sobre os nômades digitais
- Dra. Vilma Kutomi, Mattos Filho
09:25 – 09:45 Aspectos trabalhistas relacionados ao novo formato de trabalho
- Dra. Gisela Moraes, Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região
09:45 – 10:00 Aspectos migratórios sobre os nômades digitais
- Rene Ramos, EMDOC
10:00 – 10:15 Sessão de Q&A
10:15 – 10:35 Aspectos sobre os vistos técnicos
- Rene Ramos, EMDOC
10:35 – 10:45 Sessão de Q&A
10:45 – 11:15 Brunch e Networking
11:15 – 12:15: Painel com Autoridades: Atualidade e Perspectivas para o setor de Imigração
- Erwin Baptista Bicalho Epiphanio, Ministério das Relações Exteriores
- Alex Halti Cabral, Polícia Federal
- Luiz Alberto Matos dos Santos, Ministério do Trabalho e Previdência – conselheiro CNIg
**Pedimos por gentileza que envie as suas perguntas previamente pelo formulário de inscrição.
Palestrante(s)
- Vilma Kutomi
Vilma Kutomi é sócia de Trabalhista do Mattos Filho. Atua em questões envolvendo negociação sindical, contencioso trabalhista oriundo de encerramento de atividades e redução de pessoal, transferência de empregados, jornada de trabalho, ajustes salariais, abuso de poder, e trabalho embarcado. Sua atuação engloba planejamento estratégico e plano de ação, bem como análise de aspectos trabalhistas e empregatícios em operações de fusões e aquisiç??ões.?
- Erwin Baptista Bicalho Epiphanio
Natural de Belo Horizonte, Brasil, nascido em 3 de novembro de 1972.Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós-graduado em diplomacia pelo Instituto Rio Branco, Brasília. Foi Gerente Comercial Adjunto no Consulado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, em Belo Horizonte e Subchefe do Departamento de Comércio na Embaixada dos Estados Unidos da América, em Brasília. Pelo Itamaraty foi subchefe Divisão de México e América Central. É hoje o atual chefe da Divisão de Imigração, desde janeiro de 2019. Carreira Diplomática no exterior: Consulado-Geral em Munique - Cônsul Adjunto (2010-2013); Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (2013 - 2017), Segundo Secretário e Primeiro Secretário; e Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (2017-2019), Comissionado Conselheiro.
- Dra. Gisela Moraes
Magistrada de carreira, nasceu em São Paulo, onde cursou a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP. Ingressou na magistratura em 1988, primeiro concurso realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Em 1990 foi promovida ao cargo de Juíza do Trabalho Titular. No período de 1992 a 1994 fez especialização em Direito do Trabalho e em Direito Administrativo, na Universidade Panthéon Assas Paris II, instituto pertencente à Universidade Paris-Sorbonne, na França. A partir de 1997 passou a atuar como convocada no Regional, situação que perdurou até 2006, quando foi promovida, por antiguidade, ao cargo de Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Compôs a Rede Nacional de Cooperação Judiciária, iniciativa da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do Conselho Nacional de Justiça – CNJ - objetivando implantar no Judiciário Brasileiro a cultura de cooperação entre magistrados e tribunais. Participou da administração do Tribunal no biênio 2014/2016, ocupando o cargo de Vice-Presidente Judicial. Eleita Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região para o biênio de 2018/2020. Atualmente, compõe a 3ª Câmara, bem como participa da 1ª Seção de Dissídios Individuais.
- Rene Ramos
Sócio da EMDOC do Brasil, exerce advocacia de imigração há mais de 25 anos. É sócio da Emdoc (Client Management and Legal), empresa brasileira de líder de consultoria na área de imigração. Graduado em Direito, com especialização em Direito do Trabalho e Civil e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Membro e conferencista em várias Associações de Direito Internacional e Câmaras de Comércio."
Observações
Recomendamos o estacionamento ao lado do local: Av. José de Souza Campos, 575 - Cambuí, Campinas – SP 13025-320 | Valor: R$40,00 a diária.


Nina Luise Garcia
Diretora de Assuntos Associativos | Diversidade & Inclusão
(+55 11) 5187-5194