Reunião-Aberta da Comissão de Sustentabilidade - Acordo Setorial sobre Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes

  • Tipo

    Palestra

  • Tema e Sinopse

    Acordo Setorial sobre Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes

    A Comissão de Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha convida seus associados interessados em participar de sua próxima reunião aberta para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco no Acordo Setorial sobre Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes.

    A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) define acordo setorial como sendo um ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida. O primeiro acordo setorial assinado desde a sanção da Lei foi para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes de óleos lubrificantes embalados.
    Com este acordo, as empresas do setor assumem responsabilidade compartilhada pelo recolhimento e destinação final dos resíduos de seus produtos, independentemente dos sistemas públicos de limpeza urbana. O recebimento de embalagens usadas de lubrificantes é feito na cadeia de revenda do produto, com veículos especialmente adaptados para o transporte seguro até centrais onde recebem um tratamento inicial, possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas.

    Este encontro tem como objetivo discutir os principais pontos do acordo, casos práticos, metas e desafios para a logística reversa de Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes.

    Programação:

    - Contextualização do gerenciamento de embalagens plásticas de óleos lubrificantes;
    Sr. Ezio Camilo Antunes, Diretor Executivo do Instituto Jogue Limpo;
    Sr. Flávio Ribeiro, Gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da CETESB;

    - A destinação final adequada de resíduos de óleos lubrificantes;
    Sr. Roberto Saldys, Chefe Geral do Núcleo de Fiscalização de São Paulo da ANP;

    - Aplicação prática: Como o grande consumidor de óleos lubrificantes tem participado dos sistemas de logística reversa das embalagens do produto na fase pós-consumo (procedimentos e boas práticas);
    À confirmar

    - Metas e desafios na destinação final de embalagens plásticas de óleos lubrificantes;
    Sr. José Roberto Godoy, Diretor Executivo da Simepetro e Sr. Irineu Galeski, Assessor Jurídico da Simepetro

  • Palestrante(s)

    .

  • Idioma

    Português

  • Data, Hora e Local

    18/05/2017 - 09:30 - 12:00

    Câmara Brasil- Alemanha

  • Valor da Inscrição

    Gratuito

  • Prazo para inscrição

    .

  • Observações

    Inscrições Encerradas